DEFINIÇÃO:
A tinta flexográfica é utilizada na técnica de flexografia que é um processo de impressão em alta velocidade que utiliza uma matriz flexível (geralmente de borracha ou fotopolímero) para transferir tinta diretamente para diversos tipos de superfícies (substratos). É uma técnica amplamente utilizada na impressão de embalagens flexíveis, etiquetas, sacos plásticos, e outros materiais flexíveis.
Definição Técnica:
A tinta flexográfica é um tipo de tinta líquida usada no processo de impressão flexográfica, caracterizada por sua secagem rápida e alta aderência a uma variedade de substratos. Sua formulação é composta por pigmentos, resinas, solventes (ou base aquosa) e aditivos, garantindo flexibilidade e resistência ao atrito.
Características das tintas flexográficas:
Aplicações das tintas flexográficas:
Considerações adicionais
A flexografia é amplamente utilizada na indústria por sua eficiência, capacidade de imprimir em diferentes materiais e pelo custo relativamente baixo quando comparado a outros métodos de impressão. Como são tintas à base de solvente ou água, evaporam rapidamente, aumentando a produtividade, elas fixam-se bem em superfícies plásticas, metálicas, papéis e até materiais laminados.
A tinta flexográfica tem resistência química e mecânica que protegem as impressões contra abrasão, umidade e contato com produtos químicos. Elas têm uma versatilidade muito grande, sendo usadas na impressão de embalagens flexíveis, rótulos, sacolas plásticas, etiquetas e outros materiais.
Embalagem: Baldes de 17kg
Cuidados no armazenamento e utilização das tintas flexográficas O Armazenamento deve ser feito em local fresco e seco, livre de umidade, evitando exposição direta ao sol e temperaturas extremas.
Para manuseio de tintas e diluentes é necessário o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): Luvas, óculos de proteção e máscara para evitar inalação de vapores de solventes.
Evitar contato direto com pele e olhos, caso a tinta entre em contato com os olhos, lavar com uma solução de ácido bórico 3%.